Dar osso para cachorro é perigoso?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

dog welcome home on brown mat

É muito comum o hábito de oferecer um osso de animal para o cachorro após comer-se a carne. No entanto, após ser frito ou cozido, a estrutura deste osso fica mais dura e de difícil digestão. Em contrapartida, a mordida canina tem força suficiente para criar pedaços deste fragmento, quase sempre pontiagudos, com todo o potencial de machucar e perfurar o tubo digestivo do seu cachorro. É justamente durante a prática divertida de roer que pequenas partículas podem voar e fazer seu amiguinho engasgar.  Com uma pequena intervenção cirúrgica isso pode ser resolvido, mas muitas vezes esse problema pode levar seu cão a óbito.

 Quando dar ossos? 

Você não precisa abolir a brincadeira, mas é importante seguir algumas regras. O ideal é que você ofereça ossos crus, principalmente os que que possuem tendões ou cartilagem em volta, como joelho de porco. Evite também dar ossos pesados e longos, pois esses podem danificar a estrutura canina. Vale apenas ressaltar que o tamanho deve ser o dobro da boca canina, para evitar qualquer tipo de engasgo.

Dicas que valem a pena

A regra é não dar ossos para o cachorro em um intervalo muito curto. Assim como petiscos, é fundamental para a saúde canina que essa prática seja adotada com muita moderação, ainda mais pela quantidade de cálcio que há em um osso animal. Tente sempre ficar por perto quando o cachorro estiver comendo um osso ou um brinquedo, assim você evita acidentes e seu amiguinho não engasga. Além disso, um veterinário poderá lhe indicar mais recomendações de acordo com o porte do seu animal e dentição.

Para finalizar, convidamos você a conhecer os produtos da nossa loja virtual. Se você é consumidor final ou dono de um pet shop, aqui na Moda Bichos, nós temos itens como Bandana para Cachorro, Adesivos para Enfeitar Cachorros, entre muitos outros. Acesse: www.modabicho.com.br


Deixe seu Comentário.


Comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×